A família CIEP 324 vem consternada avisar que o sepultamento de nossos alunos Matheus Ferreira e dos irmãos Matheus e Lucas Galdino será hoje no cemitério de Nova Iguaçu, às 15 horas. Depois dessa espera angustiante de quase dois meses, infelizmente tivemos a confirmação de suas mortes. Pedimos a todos que orem pelas famílias.
Este blog é para quem ama o CIEP Mahatma Gandhi e para quem, a partir de agora, irá amá-lo.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Centenário de Vinícius de Moraes e de Rubem Braga
A Literatura Brasileira está em festa!!! Comemoramos este ano o centenário de dois grandes escritores nacionais: Vinícius de Moraes, o poetinha, e Rubem Braga.
Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse -- "ai meu Deus, que história mais engraçada!". E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria -- "mas essa história é mesmo muito engraçada!".
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera a minha história chegasse -- e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aqueles pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse -- "por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!" . E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago -- mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: "Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina".
E quando todos me perguntassem -- "mas de onde é que você tirou essa história?" -- eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: "Ontem ouvi um sujeito contar uma história...".
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.
Vinícius de Moraes
Autor de diversas obras literárias, dentre elas poemas como Soneto de fidelidade e canções como Por toda minha vida e Pela luz dos olhos teus, Vinícius encantou e encanta várias gerações.
Para você, uma pequena amostra da beleza de suas obras.
Pela Luz Dos Olhos Teus
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
Rubem Braga
Grande cronista brasileiro, Rubem Braga faria cem anos neste ano. Deixou um vasto acervo de lindos textos literários como o que segue abaixo:
Meu Ideal Seria Escrever...
Rubem Braga
Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse -- "ai meu Deus, que história mais engraçada!". E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria -- "mas essa história é mesmo muito engraçada!".
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera a minha história chegasse -- e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aqueles pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse -- "por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!" . E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago -- mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: "Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina".
E quando todos me perguntassem -- "mas de onde é que você tirou essa história?" -- eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: "Ontem ouvi um sujeito contar uma história...".
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.
Aniversariantes do Autonomia - Módulo 3
Comemoramos o aniversário de todos os alunos e professores ligados ao Autonomia que fizeram aniversários nos meses de janeiro a maio. Além dos "comes e bebes" também fizemos uma sessão de cinema com uma comédia nacional. Aproveitamos para conversar e conhecer mais uns dos outros. Tivemos até a visita da Maria Isabelly, essa linda bebê das fotos.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Retificando: ainda à procura de nossos alunos!
Toda a família CIEP 324 espera ansiosa pelo desfecho dessa situação.
Lucas Galdino, Matheus Galdino e Matheus continuam desaparecidos. Estamos sem notícias e esperando, ainda que com poucas chances, que eles continuem vivos e bem, pois os corpos achados ontem não eram deles
Nós estaremos aqui orando por suas famílias e amigos.
Lucas Galdino, Matheus Galdino e Matheus continuam desaparecidos. Estamos sem notícias e esperando, ainda que com poucas chances, que eles continuem vivos e bem, pois os corpos achados ontem não eram deles
Nós estaremos aqui orando por suas famílias e amigos.
Equipe 324
quarta-feira, 20 de março de 2013
Visitação ao Museu da Light pelas turmas do Autonomia e a 802 (parte)
Uma ótima opção para quem vai trabalhar com o assunto "energia" é a visitação ao Museu da Light.
Mesmo que você não seja professor de Ciências, a visita trabalha cidadania ao falar sobre o uso responsável da energia, o roubo de energia, etc. Também conta um pouco de história da Light no Brasil. Para os maiores, há também a história do bonde. Ah, e o melhor: a Light cede o ônibus.
sexta-feira, 8 de março de 2013
Vocês conhecem os alunos do Programa Autonomia?
Alguns momentos de trabalhos em grupo realizados por esta turma maravilhosa! No Autonomia, nossos alunos aprendem a ser mais ativos no seu processo de aprendizagem, a busca de conhecimento deve partir deles.
Também os aniversariantes de 2012, reunindo as turmas de Ensino Fundamental e Médio.
sábado, 19 de janeiro de 2013
O CIEP 324 está de luto!
Hoje estamos lamentando a morte de nosso querido aluno Clayton Douglas. Embora muito jovem, foi vítima do acaso e faleceu. Aos familiares e amigos, os nossos pêsames. Que Jesus conforte os seus corações!
Equipe do CIEP 324.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Bulliyng, tô fora!!!!
Não deixe de assistir este vídeo. É uma paródia da música da Perla, "Tremendo vacilão", falando sobre bulliyng. Foi feito por alunos de uma escola pública. Muito legal!
terça-feira, 17 de abril de 2012
PEQUENAS COISAS SIMPLES PODEM TRAZER ALEGRIA E MUITO MAIS!!
Os jovens muitas vezes desejam ter alegria com grandes coisas na vida. Por exemplo, desejam ter alegria com grandes jogos de computador e muitos outros tipos de lazer. Mas, é possível ter alegria com lápis e papel - pequenos objetos simples.
Quem de nós fica triste quando, com lápis e papel, conseguimos resolver um problema matemático? Sim, isso mesmo! Resolver um problema matemático com lápis e papel traz uma boa dose de satisfação ou alegria!
Então, comece a resolver exercícios matemáticos com lápis e papel e sinta mais alegria na vida!
Resolva o seguinte problema publicado pela Universidade de Lisboa, de Portugal:
Uma aula de 40 minutos começou às 11h50min. Exatamente no meio da aula, entrou uma borboleta dentro da sala. A que horas é que isso aconteceu?
(a) às 11h30min (b) às 12h00min (c) às 12h10min (d) às 12h 20min (e) às 12h30min
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Autonomia - nova experiência
Novas experiências acontecem em nossas vidas todos os dias!
Este ano estou passando por um aprendizado muito especial: o projeto Autonomia. Comecei a trabalhar com o Autonomia de Ensino Fundamental e a criar vínculos com novas pessoas muito especiais que são os meus alunos. É muito legal aprender junto com eles e aprender mais sobre eles.
Cada dia é uma nova experiência!
É um desafio para todos nós: eles aprendendo de uma nova forma e eu aprendendo a ensinar com essa nova metodologia. Muito bom!!!! Conheça alguns dessa galerinha super-especial.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
SAERJINHO valendo para o PRONATEC
Inscrições abertas até o dia 2 de março
Estão
abertas, desde o dia 02 de fevereiro, as inscrições para o Programa Nacional de
Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - MEC/FDE (Pronatec). Podem participar
estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de
ensino. Para se cadastrar, clique aqui. O aluno deverá ter em mãos
o número de CPF do próprio. O prazo, que terminaria no dia 22 de fevereiro, foi
prorrogado até o dia 02 de março.
O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; e ampliar as oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional.
A oferta
de vagas acontecerá em cursos de educação profissional técnica de nível Ensino
Médio no contraturno, de forma concomitante. As oportunidades são para a Rede
Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Sistema S (SENAI/SENAC). A
carga horária mínima é de 800h.
A divulgação do resultado e o calendário de matrícula serão publicados no site da Seeduc no dia 07 de março. A classificação dos inscritos terá como base o desempenho do 3º bimestre do Saerjinho 2011. O estudante classificado deverá comparecer à instituição ofertante do curso para efetuar a matrícula, em dois períodos: 08 a 13 de março (1ª chamada) e de 14 a 16 de março (2ª chamada).
Do site www.educacao.rj.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)







